Pesquisa sobre governo Guerra demonstra outro lado da política caxiense

Neste final de semana o Jornal Sete publicou o resultado de sua pesquisa online sobre o governo e forma de governar do prefeito caxiense Daniel Guerra (PRB).

Obtivemos 454 respondentes, sendo somente 450 válidos por votarem em Caxias do Sul. Destes 54,2% consideraram o governo de Guerra péssimo e 75,1% desaprovaram sua forma de governar.

Com base nos dados colhidos para a pesquisa observamos que a grande maioria dos respondentes que consideraram o governo Guerra “regular” também “desaprovam” a forma que este governa a cidade (57,14%). Esse é um número expressivo de pessoas que estão neutras com relação ao governo, porém não concordam a condução deste.

Entretanto em nossa página no Facebook recebemos diversos comentários favoráveis ao chefe do Executivo. Isso demonstra que existe uma militância ativa pró Daniel Guerra na cidade, mesmo depois de seis meses da Eleição. Para a grande maioria dos comentários positivos o resultado da pesquisa não reflete o pensamento da população em geral e muito menos aquilo que se lê nas redes sociais.

 Medo ou receio de falar o que pensa 

Uma das prováveis discrepâncias entre o número de comentários positivos e o resultado da pesquisa esteja relacionada com o receio de exposição. Sabendo que a pesquisa era anônima diversos respondentes optaram por declarar sua opinião, entretanto não o fazem devido a represálias que possam sofrer na internet.

Nós mesmos do Jornal Sete sofremos alguns ataques de usuários que ficaram desgostosos com o resultado da pesquisa. Entretanto reiteramos que esta seguiu padrões de pesquisas online e teve uma metodologia para coleta e análise dos dados. Mesmo assim iremos elaborar outra pesquisa mais profunda com o objetivo de responder alguns questionamentos a respeito da participação política nas redes sociais.

 Comentários 

Diante disso fica complexo analisar de maneira mais profunda a respeito do posicionamento político daqueles que comentaram. Todavia analisamos de maneira singela os comentários em nossa página no Facebook, restringindo somente aqueles que foram postados exclusivamente no post solicitando a participação na pesquisa.

Não foi surpresa obtermos 61,4% de comentários positivos (35 no total) e somente 28,07% de comentários negativos (16 no total). Analisamos diversas palavras que poderiam justificar os comentários, sejam positivos ou negativos. Das palavras analisadas selecionamos aquelas que retratavam aspectos comportamentais na gestão pública da cidade e apareceram mais de uma vez nos comentários. Foram:

PALAVRAS ANALISADAS NOS COMENTÁRIOS
Bem e Bom (consideradas como uma palavra)
Ótimo
Melhor
Excelente
Honestidade
Coragem
Gestor
Diálogo

As palavras que mais apareceram como positivas foram “Bem/Bom” e “Ótimo”, demonstrando o caráter pessoal de análise, retirando do contexto o todo (sociedade). Porém as palavras que menos aparecem, mas são consideradas positivas foram “Honestidade” e “Coragem”, relacionando a qualidade ou virtudes, tornando a análise menos pessoal e mais pluralista.

Como palavras consideradas negativas ficaram “Gestor” e “Diálogo” demonstrando que o atributo de ser “gestor e não político” não atinge parcela dos usuários. Também podemos analisar que tais comentários poderiam se tornar positivos se houvesse mais diálogo por parte do prefeito, visto que também figurou como palavra negativa “Diálogo”, algo que seria uma virtude.

Abaixo dispomos um infográfico com algumas informações que analisamos a respeito.

Comentários

comentários