Com balanço e falta de médicos pessoas devem buscar o Postão

Todos sabemos que existem momentos que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) precisam ficar fechadas, seja para manutenção ou reuniões coletivas. No entanto ficamos surpresos com o cartaz preso na porta da UBS Cristo Operário.

Informa o posto de saúde para comunidade que este estará fechado do 12:30 até 16:30, ou seja, permaneceu aberto apenas 5 horas durante todo o dia de hoje. Algumas pessoas que procuraram o posto para medir pressão ou realizar procedimentos foram imediatamente para o Postão (PA24h).

Fato é que a Secretaria da Saúde comunicou o fechamento de alguns postos de saúde nos dias 26 e 27 deste mês a fim de realizar balanço. Questionada sobre uma possível superlotação no PA24h na questão do fechamento dessas unidades a assessoria de imprensa informou que “devido as consultas serem realizadas na parte da manhã não imagina nessa hipótese”. Informa ainda que para atendimentos de emergência as pessoas devam procurar o próprio PA24h.

Entretanto também é fato que motivos não faltam para complicar a vida de quem utiliza o SUS na cidade. Se não bastasse a falta de médicos e a greve destes que já dura mais de dois meses, ainda vemos cenas como essas: postos de saúde fechados e sem atendimento a população.

Abaixo disponibilizamos uma lista as UBS que estarão fechadas para balanço hoje e amanhã, pelo período das 12:30 às 16:30.

No dia 26/06, o levantamento foi realizado nas UBSs Ana Rech, Bela Vista, Belo Horizonte, Campos da Serra, Cristo Operário, Fátima Baixa, Fazenda Souza, Forqueta, Mariani, Parque Oásis, Pioneiro, Planalto/Rio Branco, Rio Branco, Sagrada Família, Salgado Filho, São Caetano, São Ciro, São Vicente, São Victor Cohab, Serrano, Tijuca, Vila Lobos.

Na terça-feira (27/06), será nas UBSs Alvorada, Centenário, Centro de Saúde, Cinquentenário, Criúva, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Diamantino, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta, Galópolis, Madureira, Planalto, Reolon, Santa Fé, Santa Lúcia/Cohab, Santa Lúcia do Piaí, São José, São Leopoldo, Século XX, Vila Cristina, Vila Ipê, Vila Oliva, Vila Seca, além do Centro Especializado em Saúde e serviços de Saúde Mental.

Já as UBSs Diamantino, Desvio Rizzo, Vila Ipê, Esplanada e Reolon não atenderão ao público das 12h30min às 16h30min, após esse horário o atendimento será retomado até às 21h.

Comentários

comentários