94% não se sentem representados por políticos

Divulgada neste final de semana a pesquisa Pulso Brasil do Ipsis, instituto de pesquisa e comportamento mostra aquilo que já sabemos: o brasileiro não se sente representado por políticos.

94% dos entrevistados disseram que não são representados por políticos. Também afirmaram que o problema não é o partido A ou B, mas para 81% todo o sistema político.

“Segundo a opinião pública, os eleitos não representam os eleitores”, observa Rupak Patitunda, em entrevista para o site Exame, sendo um dos responsáveis pela pesquisa Ipsos. “A democracia no Brasil, desta forma, não é representativa.”

Isso demonstra o número que 41% acreditam que a democracia não é o melhor regime, também considerando que “as pessoas deveriam se unir em torno das causas comuns, e não brigar por partido A ou partido B” para 88% dos entrevistados.

Realizado mensalmente desde 2005 este levantamento serve para monitorar a opinião pública sobre política, economia, consumo e questões sociais. Foram ouvidos 1,2 mil entrevistados, em 72 municípios, entre os dias 1.º e 14 de julho. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cleptocracia

O sentimento de não querer democracia é que de fato não temos uma. Vivemos em um ambiente de cleptocracia onde os governantes roubam para se manterem no poder.

Então existe uma confusão como as pessoas enxergam a democracia. Pois para o leigo em política, ouvindo essa roubalheira toda, falta de credibilidade e negociações espúrias, não pensa duas vezes: “não quero democracia!”, argumenta.

No entanto fica a ideia, será que de fato somos democráticos? A resposta é sem dúvida não. Vivemos sob um regime que impede a renovação dos quadros políticos. Basta só observar.

Aqueles deputados que estão “mandando” na coisa toda estão em seu 5°, 6° mandato. Outro dia ouvi um dizer que estava em seu 7° mandato. Se contar em anos um deputado de 7 mandatos, tem na Casa 28 anos!

Agora imagine, uma geração inteira não o conhece deputados com mais de 5 mandatos como outra coisa a não ser deputados.

Será que isso é democracia?

Comentários

comentários

Deixe uma resposta